terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Folclore? De onde mesmo???

Olá amigas de plantão, tudo bem??

Hoje quero comentar sobre um assunto muito complexo...
e de tão complexo nem pretendo me aprofundar na questão, só levantar uma discussão e expressar minha opinião!

Quando inicei a pratica da dança do ventre, logo percebi que precisava mesmo era ESTUDAR!

Pois é gente, partindo do pensamento de que existem mais de 20 paises árabes dispersos em 3 continentes e que cada um deles tem seus costumes, tradições e principalmente uma religião que por muitas vezes, rigorosa...
O que vem a ser FOLCLORE ÁRABE???

Comecei então a pensar, em meu próprio país, o Brasil, tão grande, tão diversificado em tradições, fiquei com dor de cabeça... Daí descobri que pouco sei, ou quase nada..

Como então, vou expressar uma cultura tão diferente da minha, sem conhecimento?
Buscar na internet é um campo minado, e mesmo assim o que se encontra na maioria dos casos é MUITO superficial e divergente.

Retratar os costumes de um povo não é algo tão simples, pelo menos não deve ser... não gosto de pensar que alguém assimile minha cultura com algo como "ai se eu te pego" ou "ralando na boquinha da garrafa"

Pensar em folclore do meu ponto de vista é lembrar TUDO que envolve uma determinda região, como exemplo,qual a economia local, o que se cultiva na terra, qual a religião predominante, qual a moda local, as gírias, os hábitos familiares e sociais, o comportamento das pessoas e outras tantas coisas.

Mas como e onde buscar estas informações????


Eis que sugiu então uma revista diferente, mas não é qualquer uma...
A revista Shimmie veio realmente pra esclarecer a vida da gente!

Com o lema "Ampliando conceitos" ela realmente busca informar de forma clara, precisa e séria a todos que amam esta "dança arte"!

Nesta edição que tem o talentosimo e gatissimo Tarik na capa traz o tema Folclore tambem!

Mas o que me motivou a escrever este post foi a materia de estrela Farida Fahmy.
Professora e ex-primeira bailarina da trupe Reda.
ela simplesmente dá um tapa na cara de muita gente que diz por aqui que "folclore árabe é isto ou é aquilo!"
Um verdadeiro choque de realidade, manda todo mundo estudar mais!! ADOREI!!


Bom, eu não vou descrever aqui toda a entrevista, pois não é a intenção deste blog plagiar ninguém, apenas homenagiar quem merece...hehehe

mas não posso deixar de compartilhar uma dica que ela deixa na revista...

"Não coloque Meleah no google! Vá até sites que vendem livros e compre livros sobre o Egito dos anos 40 e 50. Há estrangeiros que escrevem a respeito, romances, vá atrás de livros, não de artigos idiotas pelo google. A internet é incrivel mas muito perigosa. Você pode obter a informação errada. Cabe a você saber onde e o que está pesquisando. Mas o livros estão lá, acessíveis para serem lidos."

Gente, estou passada... eu que já amo ler, aficcionada por livros, já estou pesquisando minhas novas aquisições...

E você? Até quando vai bancar a tola bate o pé??
Beijos e muita LUZ!!!












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário